Provavelmente você já deve ter ouvido a frase “uma imagem vale mais que mil palavras”. Entretanto, você já parou para se perguntar se isso realmente é verdade? Você saberia ao menos dizer quanto vale uma imagem? Ou quanto valem mil palavras?

Este artigo tem como intuito discorrer sobre o valor (monetário, político e moral) de uma imagem e de 1000 palavras, a fim de, a partir disso, entendermos qual o papel do design e da comunicação na geração de imagens, palavras e valores. Lembrando que este artigo não tem como objetivo encerrar o tema, pelo contrário, a ideia é trazer uma introdução e estimular discussões acerca da responsabilidade que qualquer profissional assume ao transmitir uma imagem ou, porque não, mil palavras.

Logo abaixo deixo duas opções: (1) você pode assistir a uma série de 4 vídeos curtos sobre o assunto; ou, (2) fique à vontade para ler o artigo. ;D O mais importante é não esquecer de me contar o que achou do assunto ao final.

Origem

A frase “uma imagem vale mais que mil palavras” é constantemente atribuída ao filósofo chinês Confúcio. Entretanto, as discussões acerca da origem real da sentença são ainda bastante divergentes. Em uma análise rápida na internet – e mesmo com uma busca um pouco mais aprofundada -, infelizmente não encontrei sequer um blog/artigo em português que fizesse uma análise da autoria da mensagem. Porém, ao recorrer à língua inglesa foram encontradas algumas possíveis indicações do real nascimento dessa frase tão amplamente difundida pelo mundo.

De acordo com o site Grammarist1 a frase é de origem norte-americana. Contudo, o site inglês The Phrase Finder2 é o que faz uma análise mais aprofundada do tema e, de acordo com o mesmo, o registro mais antigo encontrado é o do editor de jornais Arthur Brisbane. Em mensagem ao Syracuse Advertising Men’s Club (Tradução literal: Clube de Homens de Propaganda de Siracusa), em março de 1911 o editor escreve o seguinte:

Use a picture. It’s worth a Thousand words.

Arthur Brisbane, em Syracuse Advertising Men’s Club | Tradução livre: use uma imagem. Ela tem o valor de mil palavras.

Entretanto, isso não prova a origem norte-americana da sentença, faz apenas uma indicação de um possível primeiro uso da expressão.

Quanto vale uma imagem?

A Constituição Federal Brasileira de 19883 expõe o seguinte:

são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação…

Constituição Federal Brasileira de 1988, artigo 5º.

Ou seja, até mesmo o uso indevido da imagem de uma pessoa tem seu preço. Existem diversos registros de crimes nesse sentido. Há o caso de um homem que, ao processar o jornal O Globo, recebeu R$10 mil reais pelo uso indevido de sua imagem4. Já a TV Bandeirantes, por sua vez, pagou o dobro pela veiculação da imagem de um homem de forma ilegal no carnaval de 20125.

Nesse sentido, existem ainda os casos famosos, como o da atriz Carolina Dieckmann que teve seus dados e imagem violados e sofreu ameaça por parte dos hackers, que pediam indenização de R$10 mil para não veicular imagens íntimas das atriz. Como resultado foi criada a Lei Carolina Dieckmann (Lei n. 12.737) contra crimes cibernéticos, porém, a atriz não foi beneficiada pela mesma, uma vez que o caso dela antecedeu a criação da lei.

Ao deixar o campo legal, uma imagem pode ainda ter diversos tipos de valores. O quadro “Salvator Mundi”, do pintor Leonardo da Vinci, foi vendido por 450 milhões de dólares em novembro de 20176. Em reais o valor equivaleria a R$1,5 bilhão.

O mais curioso é que desde a compra o quadro não foi mais visto. Apesar de o comprador ter sido anônimo diversas pesquisas indicaram a ligação desse com Mohammed bin Salman, príncipe herdeiro da Arábia Saudita. Interessante refletirmos nesse caso sobre quanto vale uma imagem para não mais ser vista? Esse certamente é um uso bem extravagante de valor de imagem.

No campo da publicidade e propaganda o valor de uma imagem também pode ser dotado de cifras altas. O SuperBowl, evento que decide quem será o vencedor da National Football League (NFL), principal liga de futebol americano do mundo, é conhecido por possuir as propagandas mais caras do mundo. Para a edição de 2020 um espaço comercial de 30 segundos era vendido por até 6 milhões de dólares, e, mesmo assim, esses spots comerciais esgotaram-se em tempo record.

Por outro lado, uma imagem pode também ser definida por outro tipo de valor. Quanto vale o valor moral e político de uma imagem? Esse certamente é muito mais difícil de ser medido.

O filósofo checo, naturalizado brasileiro, Vilém Flusser (1920-1991), no livro “O Mundo Codificado”7, escreve que

[…] uma imagem é, entre outras coisas, uma mensagem: ela tem um emissor e procura por um receptor. Essa procura é uma questão de transporte.

Vilém Flusser (1920-1991), no livro “O Mundo Codificado”.

O autor define como transporte o modo com a imagem chega até uma pessoa: podendo a pessoa ir até uma imagem, como no caso de uma pintura rupestre, em que uma pessoa deve ir até o local para visualizar; ou, ainda, a imagem pode ir até o receptor, como quando uma pessoa recebe no conforto de sua casa as imagens transmitidas pela televisão. Flusser argumenta que, no segundo caso, o espaço político torna-se mais supérfluo. De acordo com o filósofo

[…] os novos meios, da maneira como funcionam hoje, transformam as imagens em verdadeiros modelos de comportamento e fazem dos homens meros objetos. Mas os meios podem funcionar de maneira diferente, a fim de transformar as imagens em portadoras e os homens em designers de significados.

Vilém Flusser (1920-1991), no livro “O Mundo Codificado”.

Sobre as imagens computadorizadas, apesar de falar sobre isso nos finais do século XX, o filósofo já dizia que elas poderiam ajudar a neutralizar o “poder” político, econômico e social, uma vez que

[as imagens computadorizadas] são transmitidas por um emissor a um receptor para serem processadas por esse receptor e retransmitidas de volta.

Vilém Flusser (1920-1991), no livro “O Mundo Codificado”.

Ou seja, a partir da análise de trechos do pesquisador, é possível entender que o papel social e político da imagem como hoje conhecemos é muito maior. Sendo assim, a relevância social de alguém que trabalha nessa área também passa a ser muito maior. Nós – e nesse ponto eu me incluo, uma vez que sou designer gráfica – temos a responsabilidade de ajudar a neutralizar grandes poderes caso esses sejam responsáveis por qualquer malefício público.

Com relação à ética e virtude é possível encontrarmos diversos conceitos. Ao compararmos duas definições diferentes de valor: o monetário e o moral, Sócrates apresenta um conceito de virtude muito interessante a ser citado:

Outra coisa não faço se não andar por aí persuadindo-vos, moços e velhos, a não cuidar tão aferradamente do corpo e das riquezas, como de melhorar o mais possível a alma, dizendo-vos que dos haveres não vem a virtude para os homens, mas da virtude vem os haveres e todos os outros bens particulares e públicos.

Sócrates em Apologia, 30b.

Ou seja, o filósofo defendia que os bens materiais provém de um bom uso das virtudes. E, nesse ponto, fica o questionamento: qual valor devemos nos ater enquanto profissionais? Ao valor monetário ou ao valor moral de uma imagem?

Quanto valem mil palavras?

O colunista Millôr Fernandes, ao ver a notável frase “Uma imagem vale mais que mil palavras” lançou sua provocação:

Uma imagem vale mais que mil palavras. Vai dizer isto com uma imagem.

Millôr Fernandes.

E aí? Você consegue pensar em alguma forma fácil de, apenas com uma imagem, dizer a frase? Certamente esse seria um bom desafio para qualquer designer, cartunista, artista ou afim. Provavelmente, mesmo que você consiga fazer uma representação muito convincente da frase, dificilmente conseguiria fazê-lo somente com uma imagem e com a mesma precisão se a frase já não fosse conhecida.

Acrescento ainda uma pergunta: como poderíamos expor de forma sincera e objetiva tudo o que pensamos sem utilizar palavras? Como comunicar de forma efetiva sem o uso delas? Para conceitos simples talvez até funcione, mas já pensou explicar para um leigo o que é física quântica, de forma aprofundada, somente usando imagens? Boa sorte… rs

Mas afinal, quanto vale uma palavra? Difícil precificar. Porém, alguns métodos podem nos ajudar nesse sentido. Você sabia que ainda hoje é possível enviar telegramas? Os telegramas são cobrados por página. Normalmente uma página tem 300 palavras, sendo assim, 1000 palavras terão aproximadamente 3 páginas. De acordo com o site dos correios8, um “Telegrama Internet” de 3 páginas no estado de São Paulo custa em torno de R$ 34. Seria esse o valor de mil palavras?

Outra forma de precificar palavras seria pelo valor de livros. Em 1994, o empresário Bill Gates desembolsou a quantia de 30,8 milhões de dólares pelo livro “Código Leicester”9, de Leonardo da Vinci, sendo esse o livro mais caro da história.

Caso a análise seja mais profunda poderíamos colocar em jogo até temas como o Twitter. Afinal, o Twitter não sobrevive praticamente de pequenos textos/palavras? Caso essa seja a medida em 2019 o Twitter estava valendo em torno de 28 bilhões de dólares10. Uma quantia certamente bastante atrativa pelas palavras.

Porém, nem somente de valores monetários vivem as palavras. No século XVIII, com a evolução da “prensa móvel” (criada em 1440 por Gutemberg), a imprensa começou a ficar cada vez mais popular11, uma vez que os jornais passaram a ser produzidos em larga escala. E os jornais foram apenas o início da revolução da mídia, seguidos posteriormente pelo rádio, televisão e até a internet.

Ou seja, há um bom tempo as palavras têm desempenhado um importantíssimo papel social. Sendo assim, foram responsáveis por modelar muitas sociedades, uma vez que incentivaram movimentos políticos, constitucionais, eclesiásticos, econômicos, filosóficos, literários e muitos outros.

Caso você ainda esteja em dúvida sobre o valor das palavras deixo algumas frases icônicas para que você possa relembrar alguns momentos históricos através de frases minuciosamente construídas.

Este é um pequeno passo para um homem, um salto gigante para a humanidade.

Neil Armstrong, astronauta norte-americano, ao pisar na Lua.

Eu tenho um sonho de que meus quatro filhos pequenos um dia viverão em uma nação onde não serão julgados pela sua cor da pele, e sim pelo seu caráter.

Martin Luther King, ativista estadunidense, ao discursar na marcha pela aprovação do projeto de Lei de Direitos Civis

Serenamente dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na história.

Getúlio Vargas, ex-presidente brasileiro, ao escrever sua carta-testamento logo antes de cometer suicídio.

Mas… afinal, quem vale mais? Uma imagem ou mil palavras?

A resposta é: ambas. E nenhuma também.

Se julgarmos estritamente do ponto de vista de valor monetário é possível talvez dizer que as palavras valem mais, afinal, o Twitter vale mais que a obra de arte mais cara do mundo. Mas, essa certamente seria uma comparação injusta, entre meios totalmente distintos e descontextualizados.

Porém, o ponto fundamental neste artigo é que no fundo, nenhuma delas vale nada. Uma imagem fora de contexto não tem valor, uma palavra também não. Seria como se alguém achasse o quadro mais caro do mundo e jogasse em um canto qualquer de uma rua aleatória. Provavelmente ninguém saberia o valor daquela imagem e muito possivelmente passaria despercebida. Ao mesmo tempo, que valor teria você tentar ensinar filosofia, utilizando palavras e pensamentos complexos, para uma criança de 3 ou 4 anos?

Uma análise muito interessante poderia ser que ambas valem muito, desde que sejam feitas por Leonardo da Vinci. Afinal, tanto o quadro (imagem) quanto o livro (palavra) mais caros do mundo foram produzidos por ele.

Apesar de não ser pelo motivo citado anteriormente, podemos sim reafirmar: ambas podem valer muito. Se utilizadas em contextos corretos, de forma correta. Uma imagem pode valer mais que mil palavras caso você precise chamar atenção rapidamente para algo de extrema urgência, como imagens de crianças que são praticamente somente ossos em uma campanha contra a fome. As palavras, por sua vez, também são extremamente eficientes: para explicar, para agregar contexto, E PARA CHAMAR A ATENÇÃO EM CAIXA ALTA SE PRECISO. Afinal, quem nunca parou para olhar duas vezes uma placa escrito “CUIDADO!” ou “ATENÇÃO!”?

O mais importante é que independente de valores monetários ambas têm um papel social capaz de moldar sociedades, pensamentos e pessoas. Há muitos anos sociedades são extremamente modificadas através do uso de imagens e palavras. Através de grandes campanhas e maravilhosos discursos. Os impactos são imensos, para o bem ou para o mal.

E qual é meu papel diante disso?

Todo profissional, independentemente de ser da área de comunicação, tem a obrigação de tomar cuidado. O que você vai comunicar para alguém? Seja seu familiar ou seu funcionário. De que forma irá fazê-lo? O que será dito? Qual será a influência dessas palavras ou imagens?

Existem milhares de maneiras de comunicar uma promoção ou, até mesmo, uma demissão. Ao mesmo tempo podemos estar produzindo conteúdos para um de nossos clientes. Que mensagens estamos passando? Que imagens estamos utilizando?

E quando entramos no setor de comunicação a responsabilidade fica ainda mais intensa. Será que o público vai entender a mensagem da forma que nós imaginamos? Será que estamos transmitindo boas mensagens? Essas respostas vão depender de cada um. Cada um de nós sabe o que está fazendo e, inevitavelmente, erraremos algumas vezes. Porém, que a gente tenha a capacidade de pedir desculpas e reparar nossos erros.

Afinal, quantas imagens ou quantas mil palavras serão necessárias para nos fazer entender que no fundo a única coisa que a gente precisava era de uma essência pura e um propósito no bem?

Referências

  1. Grammarist | A picture is worth a thousand words
  2. The Phrase Finder | A picture is worth a thousand words
  3. Constituição Federal Brasileira de 1988 | Artigo 5º
  4. Consultor Jurídico | Foto de anônimo vale menos que a de famoso
  5. Migalhas | Band é condenada por uso indevido de imagem
  6. Época Negócios | Onde está o ‘Salvator Mundi’, o quadro mais caro da história?
  7. Vilém Flusser | O Mundo Codificado
  8. Correios | Calculador Telgrama
  9. Revista Bula | Os dez livros mais caros do mundo
  10. Uol | Mercado Livre supera Twitter em valor de mercado
  11. Info Escola | Surgimento da imprensa