Parece que dessa vez os dininhos entraram pelo “Kano”! Pera, não…

Os Dininhos do Design voltaram com mais um coletânea incrível de artigos, referências, ferramentas e tudo que tem rolado de legal nos mundos de interface e esperiência do usuário (UI/UX Design). Nesta edição você irá conferir a importância do Kano, bem como sobre o porque nós precisamos continuar criando.

Além disso, ainda encontrá alguns sites/portfólio para se inspirar e, ouvi dizer, que os dininhos ainda deixaram um site surpresa super útil como recomendação no final do artigo…

E aí, partiu aprender com os dinos?

Os artigos que você não pode perder


🦕 Entenda como satisfazer seus clientes com o modelo de Kano

Como você escolhe a prioridade das funcionalidades para o seu produto/serviço? Isso pode parecer estranho, mas boatos que, neste caso, pode ser uma boa “entrar pelo Kano”.

Brincadeiras a parte, neste artigo é explicada, de forma muito didática, como utilizar o “Modelo de Kano” para entender quais funcionalidades fazem mais sentido para um produto em determinado momento. Segundo o método, as features podem ser básicas, performáticas ou atrativas e o grande segredo está em entender cada uma delas para poder aplicar de forma correta.

🦕 Creators must create (em português)

Este artigo apresenta uma reflexão sobre as mudanças no papel do designer. Afinal, somos designers e é claro que criamos, não é mesmo? E a resposta curta e grossa: não, nem sempre. 🙁

A reflexão é justamente sobre o quanto muitas vezes nós, designers, somos levados por pesquisas, dados, tendências – o que não está necessariamente errado. Entretanto, será que não estamos nos apoiando tanto em reproduzir técnicas e criações de outras pessoas que nós mesmos estamos deixando de criar? É para esta reflexão que a Raphaella (tô doida pra chamar de Rapha já e nem conheço rs) nos convida.

🦕 10 tips for a sustainable component library as a part of your design system

Não adianta falar de Design System se não tiver a parte prática envolvida, não é mesmo?

Este artigo apresenta dez dicas curtas, práticas e com exemplos sobre como você pode tornar seu sistema de design mais sustentável. Apesar de parecerem simples, o que torna este artigo muito bom é a forma como são apresentados os exemplos de aplicação de cada uma das dicas.

🦕 How can design systems be more human?

Todos nós já sabemos sobre o amor que existe por aí com relação aos Design Systems. Porém, o que nós perdemos quando tudo está extremamente em ordem? De que forma podemos garantir o elemento humano nos sistemas de design?

A reflexão proposta neste artigo é de que encantamento exige surpresa. Como podemos surpreender se estamos presos a padrões rígidos? Claro que, de forma alguma, o autor diz que os Design Systems não são importantes. Porém, como podemos garantir maior contribuição e colaboração?

  • Autor: 扬 (Obs.: espero que isso seja o nome da pessoa, era o que dizia no Medium 🤔)
  • Publicado em: 20 de outubro de 2021
  • Idioma do artigo: inglês
  • Ler artigo completo no Medium

Para ficar de olho…


🦕 Minus, a rede social de 100 posts

Uma nova rede social está borbulhando por aí, porém, a proposta é totalmente diferente.

Na Minus você tem um limite de 100 posts durante toda a sua vida. Sim, isso mesmo, você não pode postar infinitamente. Ao atingir 100 posts no seu feed é isso, acabou! Além disso, segundo a própria rede, não existe monetização, curtir, seguir ou notificações.

E aí, você vai entrar nessa onda?

🦕 Build you design system like the pros (curso gratuito – em inglês)

Há algum tempo atrás, como parte de uma ação do Invision para trazer visibilidade para o gerenciador de Design Systems da empresa, foi lançado um pequeno curso gratuito sobre Design System que é ministrado por um trio de especialistas na área: Brad Frost, Dan Mall e Josh Clark.

Apesar de ficar claro em algumas aulas o apelo de marketing do curso, ainda assim os conteúdos – principalmente dicas práticas – são extremamente úteis e valem o investimento de tempo. Infelizmente o conteúdo está disponível apenas em inglês.

Inspirações e referências


Que tal olhar alguns sites/portfólio para se inspirar?

🦕 Hoang Moe: o que chama a atenção neste portfólio é não somente o aspecto clean mas também o uso de música como forma de criar uma experiência mais imersiva. O fato de na entrada já ser perguntado sobre a preferência do usuário por manter a música ligada ou não ajuda ainda a incitar a curiosidade e mostrar a preocupação com o usuário.

Página inicial do site/portfólio de Hoang Moe.

🦕 Zhenya Rynzhuk: este portfólio, que lembra muito um editorial de moda, apresenta um uso bastante dinâmico de formas e interações. Com certeza uma excelente referência para quem busca um aspecto elegante e ligado à tendências de marketing e/ou editorial.

Página inicial do site/portfólio de Zhenya Rynzhuk.

Ferramentas


🦕 Checklist Design

Não seria bom se você pudesse ter um checklist garantindo que não está esquecendo de nada na hora de criar uma interface? A proposta desse site é justamente trazer vários checklists para diversas etapas do design.

Na prática, você escolhe o que irá construir, seleciona o tipo de conteúdo e já pode começar a preencher seu checklist. Desse modo você irá garantir que, ao final do processo, tudo estará em sintonia. 😉